Por Juliana Couto
Esta matéria surgiu da preocupação que tive com os colegas do curso que não possuem computador. Pois os mesmo teriam que utilizar uma lan house para fazerem seus trabalhos. Nessa situação pensei, será possível conseguir concluir um trabalho de estudo em uma lan house, um ambiente barulhento e movimentado, que é ocupado por crianças jogando e adultos conversando em voz alta. Foi desse ponto que parti para escrever essa matéria.
![]() |
| Lan house do futuro |
Quando vamos a uma lan house estudar, temos uma enorme dificuldade de concentração, pois neste mesmo lugar tem diversas pessoas jogando, ouvindo musica, conversando e fazendo diversas outras coisas.
Com a proposta de criar um ambiente melhor tanto para quem vai a uma Lan house jogar quanto pra quem vai estudar, visitei algumas lan house da cidade de Saquarema para conversar com seus donos e ouvir suas opiniões sobre o assunto.
Propus a eles que dividissem o ambiente em duas partes uma para estudo e outra para lazer (jogos, conversas e etc). Que todos os computadores tivessem fones de ouvido para garantir a privacidade dos clientes.
Alguns acharam a idéia ótima e ate prometeram aderir a idéia de dois ambientes, pois esses acreditam que dessa forma chamaram mais clientes para suas lojas, e afirmaram que todos os seus computadores já possuem fones de ouvido e até web can. Já a outra parte disse que até acha boa a idéia, só que está fora da realidade deles, pois isso requer muitos gastos e eles não tem como investir nessas melhorias. Disseram que o melhor a fazer é quando tiver alguém estudando ou fazendo algum trabalho pedir para as pessoas que estiverem fazendo barulho para se calarem.
Imaginei todo o espaço mesas compartilhadas, cafezinho, professores para orientar os alunos, um espaço realmente agradável para estudo.
Realmente é uma situação difícil, pois requer gastos e os proprietários dizem não ter condições para isso. Por outro lado, seria um investimento que com certeza teria bons lucros à frente, pois as pessoas iam dar preferência a um lugar que pudessem estudar com tranqüilidade e se divertirem sem interrupções ou reclamações. Basta saber se pelo menos um vai aderir a idéia.


Parabéns JULY teu blog é super lindo e a matéria é maravilhosa de fato estudar em uma lan house é ruim pois não temos a liberdade de ficarmos o tempo que quiser sem pagarmos caro por isso. beijos.
ResponderExcluirAdorei a sua matéria Juliana. Espero que as pessoas que possuem um lan house, visitem seu blog, leiam a matéria e coloque-a em prática, pois se pensarmos da sua maneira será lucrativo para ambos os lados. Portanto, como você mesma disse seria incrível imaginar e poder participar de um espaço desses com mesas compartilhadas, cafezinho, professores para orientar os alunos, um espaço realmente agradável para estudo.
ResponderExcluirParabéns Juliana! O seu blog ficou bárbaro,muito bacana também a sua preocupação com o espaço para as pessoas estudarem na lan house.
ResponderExcluirJuliana, adorei sua notícia. Nós, que somos estudantes e atuamos na área da educação sabemos o quanto é importante esse espaço, com privacidade, para estudo. Uma visão que, na maioria das vezes, o proprietário de uma lan house não tem. O tema abordado por você é de grande utilidade para a pessoas que têm necessidade desse espaço. Parabéns!
ResponderExcluirAdorei o artigo!
ResponderExcluirMuitas pessoas dependem de uma lan house para concluir seus estudos,ainda mais quando é em uma faculdade ou algum curso a distância.
Tenho amigos que se formaram fazendo o uso das lans enfrentando diversas dificuldades.
Juliana sua ideia é ótima. Pois aborda a realidades que vivemos, e caso seja cumprida facilitaria e agradaria aos dois públicos. talvez essa possa ser uma solução viável para todos que frequentam as lan houses com intuito de estudar num ambiente adequado, e também para quem quer se divertir. parabéns pela sua notícia.
ResponderExcluir